quinta-feira, 19 de julho de 2012

ATUALIDADES | Como funcionam as Eleições Norte-Americanas


No dia 6 de novembro deste ano, a mais antiga democracia do mundo irá às urnas para eleger o líder que governará o país por quatro anos. Os Estados Unidos são uma potência internacional em todas as áreas: militar, econômico, político e cultural. As eleições americanas são certamente o fato político de maior importância no cenário internacional em 2012.

O atual presidente, Barack Obama, está em busca de uma reeleição pelo partido democrata. Entretanto, como muitos de seus projetos não emplacaram ou simplesmente não foram aprovados pelo Congresso americano, os planos de governar os EUA por mais quatro anos, podem fracassar.

Os republicanos, por sua vez, estão disputando entre si as prévias pré-eleitorais que determinarão o futuro candidato do partido. Este processo é longo e desgastante e deverá se encerrar apenas em agosto durante a conferência republicana na Flórida.

O principal tema que tem dominado os debates eleitorais é a crise econômica que abala a maior economia do mundo desde 2008.










Entenda o sistema eleitoral americano (em inglês)