sábado, 16 de junho de 2012

DICAS | Como estudar Europa




1. Faça uma observação do mapa político. Preste atenção nos principais países. Os mais ricos e os mais afetados pela crise.





2. Observe o quadro físico.

É interessante você saber o relevo, mas a hidrografia européia que é utilizada como hidrovias é muito mais. Vegetação e clima, deixo pra papel secundário, embora seja interessante associar um ao outro.






Atenção para a Corrente do Golfo e entenda a importância da sua influência sobre o continente.




3. Analise o quadro humano.

Veja as regiões de maiores aglomerações urbanas, mas entende principalmente  a questão do envelhecimento da população européia. Existe toda uma problemática acerca desse envelhecimento, como reforma previdenciária, desemprego, queda na taxa de natalidade. 







Questão migratória é muito importante!















Observe os dados abaixo:







Segue abaixo um vídeo que comenta sobre o declínio da natalidade na Europa e promove a ideia da "Eurábia", que consiste em dizer que futuramente na Europa teremos uma cultura dominante Islâmica.
No entanto, muitos dados apresentados são falsos, como a citação de que a mulher muçulmana tem média de 8,1 filhos, sendo que na realidade o número aproximado é de 3 filhos.



4. Sobre o quadro econômico.

Localizar as regiões mais industrializadas e o que cada uma produz é importante, mas se atentar a questão da crise econômica européia, é bem mais importante.






INFOGRÁFICO SOBRE A CRISE EUROPEIA


RESUMO SOBRE A CRISE EUROPEIA


APROFUNDANDO - CRISE EUROPEIA


SUPER LISTA DE EXERCÍCIOS - EUROPA - GABARITADO E COMENTADO





É claro que existem inúmeros pontos importantes a estudar e compreendermos sobre a Europa. Fica aí apenas algumas dicas para aproveitamento de estudo.